Consultório Técnico

Vapor de gasolina: grande economia ou enganação?

Antes da resposta, vale refletir. Os grandes fabricantes possuem centenas de engenheiros, muitos deles com mestrados e PhD, trabalhando todos os dias ….

Leia mais

torque-e-altitude-696x464

Altitude: quanta potência se perde em motor aspirado

Realmente os motores de aspiração natural levam desvantagem em altitude em relação aos turboalimentados…

Leia mais

 hyundai-hb20-premium-cambio-1-340x340

Caixa automática: o que acontece se o motor parar

Nos veículos atuais as centrais eletrônicas do motor e da transmissão “conversam” o tempo todo, isso quando não é uma única central que…

Leia mais

piggyback-340x232

Piggyback, o módulo que “engana” a central do motor

Na verdade os aparelhos chamados de piggybacks não alteram o funcionamento da central eletrônica do motor, e sim a enganam…

Leia mais

atkinson-2-340x202

Ciclo Atkinson: maior eficiência, mas menor potência

Quando se atribui a motores de carros híbridos (ou mesmo não híbridos) o ciclo Atkinson, não deixa de haver uma jogada de marketing associada ao conceito do ciclo Atkinson em si…

Leia mais

audi-q2-direcao-630x420

Direção: por que a assistência elétrica ganha adeptos

Antes de mais nada, convém esclarecer que elétrica, hidráulica ou eletro-hidráulica é a assistência de direção, não o sistema de direção em si, que permanece mecânico…

Leia mais

formula-1-motor-renault-627x420

Fórmula 1: cilindrada, admissão de ar e outros limites

Os motores atuais de Fórmula 1 possuem cilindrada de 1,6 litro por força do regulamento, que — como em toda corrida de automóveis — determina as características dos carros e seus motores…

Leia mais

radiador-de-oleo-de-motor-340x226

Radiador de óleo pode ser necessário ou prejudicial

Em teoria, veículos originais não necessitam de instalação de radiadores de óleo adicionais, tanto para o motor como para a transmissão, pois se entende que o sistema de arrefecimento…

Leia mais

freios-ebd-2-250

EBD: a atuação da distribuição eletrônica de frenagem

O sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem (Electronic Brake Distribution, EBD) é um dos recursos que podem constar do sistema de freios dotado de dispositivo antitravamento (ABS)

Leia mais

combustao

Como seria um motor avançado movido só a álcool

Para o álcool se tornar anidro (sem presença de água) há um alto custo e dificuldade de mantê-lo puro, uma vez que o álcool tem como propriedade absorver a umidade do ar….

Leia mais

ar-condicionado-1

Ar-condicionado: como sua regulagem afeta o consumo

O sistema de ar condicionado funciona pelo princípio de compressão e expansão do gás para promover a troca de calor. Simplificando, toda vez que um gás se expande, ele tende a se esfriar…

Leia mais

tracao-4x4-fiat-freemont-250Tração 4×4 requer troca simultânea dos quatro pneus?

Há algum tempo lemos em uma revista norte-americana que, segundo uma concessionária local, os quatro pneus de um modelo de tração integral deveriam ser substituídos…

Leia mais

 ford-focus-st-overboost-696x464

Turbo: a sobrepressão temporária e a potência efetiva

Qual seria a explicação para potências e torques medidos em dinamômetro de carros turbo sempre serem maiores que os divulgados pelo fabricante? Por exemplo, o Volkswagen Up TSI…

Leia mais

transmissao-3

Transmissão sequencial: por que não como nas motos?

Existe algum motivo técnico para que não sejam usados em automóveis comuns os câmbios manuais sequenciais, como os das motocicletas? Motivo técnico não haveria, mas…

Leia mais

motor-bmw-3-cilindros

Motor de três cilindros: as vantagens e as vibrações

Como pode um motor de três cilindros em ciclo Otto, com tempos pares na combustão, ser mais eficiente do ponto de vista técnico que um quatro-cilindros com a mesma engenharia…?

Leia mais

teste-estrutural-696x464

Rigidez torcional está em alta: entenda seus efeitos

A Fiat Toro tem rigidez torcional de 215.000 daNm/rad. Essa medida é adequada a um carro desta categoria ou está além dos similares construídos aqui?

Leia mais

pneu3-340x226

Pneus: o atrito com o solo e a resistência ao rolamento

Como é o comportamento dos pneus de baixa resistência à rolagem, utilizados visando a economia de combustível, em situações críticas como mudança brusca de direção ou em chuvas, em comparação aos pneus tradicionais?

Leia mais

alagamentos-rolls-royce-ghost-na-indonesia-630x420

Calço hidráulico: muito improvável com carro rodando

O calço hidráulico acontece quando um líquido (como água ou combustível) preenche as câmaras de combustão, formando uma massa que, ao contrário da “névoa” de ar e combustível, não pode ser comprimida.

Leia mais

freio-a-disco-340x226

Freios: por que surge o ressalto na borda dos discos

É preciso observar que os sistemas de freio a disco produzem forças enormes entre a pastilha e o disco que, pela lei da física de ação e reação, acabam sendo repassadas às pinças e a seus suportes – forças que, passam de 8.000N…

Leia mais

vela-1-340x226

Velas novas: maior desempenho por pouco tempo

As velas (revestidas de platina) estavam fracas, troquei-as e no primeiro momento já percebi que estava diferente: o ronco era mais agudo e amplo, o desempenho era outro em acelerações e retomadas. Após 2 noites de pouco uso, o carro voltou gradualmente ao desempenho que tinha. Por quê?

Leia mais

tunel-de-vento-kia-k7-1-340x227

Os efeitos da área frontal sobre a aerodinâmica

Tenho dúvida sobre o cálculo da área frontal de um veículo, que interfere na aerodinâmica, no desempenho e no consumo. Como é realizado o cálculo da área frontal? O vão entre a carroceria e o solo é considerado? Costumo usar a fórmula altura x largura x 0,85. Este critério é válido?

Leia mais

egr-esquema-2

EGR: recirculação de gases melhora mesmo o consumo?

O consumo de combustível está relacionado a tantos fatores que não se pode atribuir apenas à válvula de recirculação de gases de escapamento (EGR) uma melhoria nesse quesito. Há muitos casos em que motores de mesma família recebem modificações..

Leia mais

partida-340x226

Vale a pena girar a chave e voltar antes da partida?

O dizer popular que prega que se obtém uma partida melhor ao ligar e desligar a ignição (apenas acender as luzes do painel, sem acionar o motor de partida), depois de alguns dias de inatividade, tem certo embasamento…

Leia mais

ford-fusion-detector-de-buracos-340x226

Em via esburacada, é melhor ir rápido ou devagar?

Em teoria, caso só exista desnível negativo no piso (ou seja, buracos), podem-se diminuir os esforços nos componentes da suspensão se a roda passar tão rápido a ponto de perder contato com o piso, não havendo tempo para a suspensão fazer “descer” a roda.

Leia mais

ranger-gnv-2g-340x230

Instalação de gás natural em motor turbo: os riscos

O gás natural veicular (GNV), mesmo usando injetores em vez do mesclador (vulgo “boca de fogão”, que era colocado na entrada do corpo de borboleta para que houvesse entrada de ar e gás juntos nos conjuntos mais antigos), é injetado no estado gasoso. Ou seja, não há evaporação de gás…

Leia mais

jeep-renegade-diesel-hdc-340x226

Controle de descida, um auxílio para o fora de estrada

Em uma situação de descida com inclinação lateral em lama, qual sistema vocês recomendam? Descer sem pisar no freio, com a reduzida acionada e pisando no acelerador a cada deslizada para o lado em que tiver inclinação para não cair no barranco, ou dá para confiar no HDC?

Leia mais

ponto-de-ignicao

Motor “batendo pino”: por que acontece e como evitar

Apesar de muitos países não terem o álcool puro para abastecer (alguns oferecem E85, ou seja, 85% de álcool e 15% de gasolina), muitos dispõem de gasolinas de diferentes octanagens. Claro que o consumidor leigo escolhe a gasolina mais barata, de baixa octanagem

Leia mais

capa-340x227

Carro parado por meses: medidas para conservar

É comum o receio de deixar o veículo parado por muito tempo, mas não devemos nos esquecer do período que eles permanecem em pátios antes de serem vendidos. Carros com grande demanda ficam alguns dias, mas há casos, sobretudo na crise atual, em que o veículo passa semanas ou meses…

Leia mais

canada-03-fabricio-kikko-560x373

Tropicalização: o que muda nos carros mundo afora

O termo tropicalização, popular no meio automotivo brasileiro, é muitas vezes interpretado pelo lado negativo — e muitos acreditam que somos o único país a passar por esse processo. Outro engano comum é relacioná-lo apenas ao motor devido a nossa “gasolina alcoolizada”…

Leia mais

vela-de-iridio-ngk-743x495

Velas de ignição de irídio: o que saber antes de comprar

Tenho uma motocicleta que vem de fábrica com velas de ignição com eletrodo de irídio. Posso substituir a vela original de um carro por um modelo equivalente de irídio? É coisa muito comum de fazer em motos. Quais os prós e contras?

Leia mais

ford-focus-rs-vetorizacao-743x495

Controle de tração: a vantagem da vetorização de torque

Como é o comportamento dos pneus de baixa resistência à rolagem, utilizados visando a economia de combustível, em situações críticas como mudança brusca de direção ou em chuvas, em comparação aos pneus tradicionais?

Leia mais