Cursos

Engenharia automotiva sem segredos

 

 

Detalhes do curso

Objetivo

A proposta do curso é explicar, de forma clara e simplificada, como é o desenvolvimento de um veículo do ponto de vista de engenharia aplicada pelos grandes fabricantes. O foco não é apenas explicar o funcionamento dos componentes do veículo, mas principalmente o motivo pelo qual foram desenvolvidos de tal forma utilizando muitos exemplos de experiências vividas pelo professor.

Duração

Motor, transmissão, consumo de combustível/emissões e performance,  sistemas de suspensão/direção, sistemas de freios – com exemplos de dinâmica veicular, e carroceria   – 24 horas podendo ser 6 noites ou 3 sábados

 

Local e horários

Local: A definir.

Horário:

  • Noites durante a semana, de 19 h a 23 h. (inclui coffee-break).

Ou

  • Sábados, de 09 h a 18h (inclui almoço).

Professor

Felipe Hoffmann – Mestre em engenharia mecânica automobilística com experiência em grandes fabricantes de veículos, tanto no Brasil como no exterior. Leciona engenharia mecânica em uma universidade e atua como consultor técnico e autor de artigos técnicos no site Best Cars.

Conteúdo programático


1. Apresentação do palestrante e introdução ao curso

2. Carroceria

2.1 Aerodinâmica

2.1.1 Conceitos de aerodinâmica

2.1.2 Aerodinâmica aplicada ao automóvel

2.1.3 Balanço entre centro de pressão e centro de gravidade

2.1.4 Otimização do arrasto aerodinâmico

2.1.5 Túnel de vento

2.2 Introdução a Rigidez Torcional e peças de importância vital na carroceria

2.2.1 Tipos de carroceria – Chassi e monobloco – aplicações

2.3 Digitalização no desenvolvimento de carroceria

2.3.1 Digitalização de imagens em 3D

2.3.2 Sistemas CAD

2.3.3 Sistemas CAE – Simulações

2.4 Segurança veicular

2.4.1 Segurança aos ocupantes – Zonas da carroceria

2.4.2 Sistemas de longarinas

2.4.3 Distribuição da energia durante o impacto

2.4.4 Airbag – Dimensionamento

2.5 Tipos de impacto veiculares (Crash Test)

2.5.1 Normas e testes

2.5.2 Exemplos de resultados positivos e negativos

3. Sistema de suspensão, direção e pneus

3.1 Pneus – Introdução e funcionalidade

3.1.1 Nomenclatura aplicada

3.1.2 Tipos de pneus e suas características

3.1.3 Resistência ao rolamento, rigidez lateral e torcional

3.1.4 Pneus “verdes”

3.2 Componentes do sistema de suspensão – Introdução e funcionalidade

3.2.1 Frequência de trabalho

3.2.2 Molas

3.2.3 Amortecedores

3.2.4 Barra estabilizadora

3.2.5 Jouce Bumper

3.2.6 Buchas, batentes e coxins

3.3 Geometria de suspensão e direção

3.3.1 Alinhamento

3.3.2 Câmber

3.3.3 Cáster

3.3.4 Inclinação do pino mestre (KPI)

3.3.5 Achermann

3.3.6 Eixo de Rolagem

3.4 Dinâmica veicular lateral e vertical

3.4.1 Subesterço e sobresterço

3.4.2 Estabilidade e contrabilidade

3.4.3 Ângulo de rolagem

3.4.4 Conforto de rodagem

3.5 Tipos de suspensões – Introdução e funcionalidade

3.5.1 Tipos de suspensões dianteiras e suas aplicações

3.5.2 Tipos de suspensões traseiras e suas aplicações

3.6 Componentes do sistema de direção

3.6.1 Componentes

3.6.2 Tipos de acionamento

3.6.3 Posicionamento correto do sistema de direção

4. Sistema de freios – Introdução e funcionalidade

4.1 Componentes do sistema de freios

4.1.1 Cilindro-mestre

4.1.2 Servofreio assistido a vácuo

4.1.3 Freios a tambor

4.1.4 Freios a disco

4.1.5 Válvula de corte

4.1.6 Fluido de freio

4.1.7 Freio de estacionamento

4.2 Distribuição das forças de frenagem

4.3 Freios ABS – Funcionalidade, característica e aplicação

4.4 Controle de estabilidade

5. Motor de combustão interna

5.1 Tipos de motores de combustão interna – Introdução e funcionalidade

5.1.2 Motor ciclo Otto

5.1.3 Motor ciclo Diesel

5.2 Características e propriedades do motor

5.2.1 Nomenclaturas

5.2.2 Cilindrada

5.2.3 Torque

5.2.4 Potência

5.2.5 Consumo específico

5.3 Controle do fluxo de ar e energia do motor

5.3.1 Comando de válvulas – funcionamento

5.3.2 Comando de válvulas variáveis

5.3.3 Sobrealimentação – Conceito

5.3.4 Compressor mecânico

5.3.5 Turbocompressor – Funcionamento e dimensionamento básico

5.4 Sistema de injeção eletrônica

5.4.1 Componentes

5.4.2 Princípio de funcionamento

5.4.3 Injeção direta e indireta – Vantagens e desvantagens

5.4.4 Sistema de ignição

5.4.5 Ponto de ignição ou injeção

5.5 Sistema de arrefecimento

5.5.1 Componentes

5.5.2 Princípio de funcionamento

5.6 Sistema de lubrificação

5.6.1 Componentes

5.6.2 Óleo lubrificante – características e classificação – mineral e sintético

6. Sistema de transmissão – Introdução e funcionalidade

6.1 Posicionamento do sistema de transmissão

6.2 Escalonamento de marchas – Conceitos básicos iniciais

6.3 Transmissão de acionamento manual

6.3.1 Embreagem

6.3.2 Caixa de transmissão – Funcionamento

6.4 Diferencial

6.5 Transmissão de dupla embreagem

6.6 Transmissão automática escalonada

6.6.1 Conversor de torque

6.6.2 Caixa de transmissão – Funcionamento

6.7 Transmissão continuamente variável – CVT

6.8 Eixos de transmissão e juntas mecânicas

6.9 Conceitos básicos de dimensionamento dos componentes de transmissão

7. Conceitos de performance longitudinal – Ganhos e perdas

 7.1 Diferença entre sensação de performance e performance real

7.2 Métricas para melhoria de sensação de performance

7.3 Influência da curva de torque na performance

7.4 Casamento ideal entre motor e transmissão – escalonamento

7.5 Calibração de motor e transmissão para aumento da sensação de performance

8. Consumo de combustível e emissões de poluentes

8.1 Poluentes controlados e efeitos dos poluentes no corpo humano

8.2 Como os testes são realizados

8.2.1 Centro de dinamômetros

8.2.2 Correlação de esforços aplicados no dinamômetro – Coastdown

8.2.3 Ciclos-padrão

8.2.4 Limites legais

8.3 Estratégias para reduzir emissões de poluentes

8.3.1 Calibração de motor e transmissão

8.3.2 Pós-tratamento – Catalisadores e afins

8.3.3 Brechas nas leis – Modo de conduzir o teste e diferenças para o mundo real

Valor

O valor original de cada módulo é de R$ 980,00 à vista ou em at 4X no cartão de crédito ou PayPal. Está incluso o material didático.

Consulte sobre valores promocionais para grupos fechados e clubes de carros.